quinta-feira, 20 de março de 2014

TENDÊNCIAS - EDUCAÇÃO DAQUI A 14 ANOS


Como será a educação daqui a 14 anos?


Estima-se que em 2028 não existam livros nas escolas, que os conteúdos sejam todos partilhados e disponibilizados pelo professor e que exista o tratamento de um grande volume de dados (Big Data). O estudo, citado pela Exame Brasil, é da rede de cooperação universitária Universia.













Com o avanço das tecnologias, como funcionará o ensino dentro de uma década? Esta é a questão que muitas pessoas colocam e a que a rede de cooperação universitária Universia tentou responder.

De acordo com a Exame Brasil, no ano 2028 não existirão livros nas escolas e o ensino será feito com recurso a dispositivos eletrónicos móveis e a conteúdos partilhados, disponibilizados pelo professor.

Desta forma, o final da aula não significará o final da aprendizagem, pelo que o estudante poderá aceder, em casa, a sites gratuitos e a matéria que se encontra online.

A par desta evolução, as aulas assumirão um modelo completamente multimédia (algo que, de resto, já vem a acontecer gradualmente) e haverá uma monitorização entre a informação recebida e transmitida pelo aluno (Big Data), através do tratamento de grande volume de dados.

“Se, por exemplo, o batimento cardíaco do aluno aumentar durante a aula, poderá significar que este não está a entender a matéria”, explicou à Exame Brasil a Universia.

0 comentários:

Enviar um comentário