sexta-feira, 21 de novembro de 2014

O TELEMÓVEL, A MALDIÇÃO DE QUALQUER PESCOÇO

Considera o telemóvel o seu fiel amigo e companheiro, conselheiro e informador? Pois bem, se calhar está na hora de olhar para ele de maneira diferente, literalmente. Ler um simples e-mail ou enviar uma SMS pode causar-lhe uma pressão de cerca de 27 quilos na coluna cervical. Já estão explicadas as frequentes dores de costas?

Um estudo publicado na revista Surgical Technology International revela que a inclinação dada ao pescoço pode provocar dores de costas e alguns problemas na coluna, uma vez que o simples ato de ler uma mensagem pode colocar uma pressão de cerca de 27 quilos na coluna cervical.

A conclusão deste estudo chegou através de um cálculo feito com recurso a um modelo computacional que conseguiu determinar o peso feito no pescoço quando a pessoa o curva perante o telemóvel.

Uma inclinação de 15 graus causa um peso acrescido de 12 quilos na coluna cervical, sendo que este peso aumenta conforme a inclinação para a frente é mais acentuada. Deste modo, destaca o estudo, uma inclinação de 30 graus pode pesar mais de 18 quilos enquanto uma de 45º pode equivaler a 22 quilos.

Uma inclinação de 60 graus, por seu turno, equivale a um peso de 27 quilos no pescoço e acaba por ser uma das posições mais frequentes quando se lê algo com atenção no telemóvel.

Segundo o estudo, esta pressão extra pode levar, em alguns casos, “a um desgaste precoce, degeneração e possivelmente à necessidade de cirurgias”, alertam os especialistas envolvidos neste estudo.

Esta é a primeira vez que este tipo de cálculo é feito, embora estudos anteriores já tenham apontado uma relação entre a má postura e uma série problemas de saúde, incluindo a dor de costas, ganho de peso, prisão de ventre, azia, enxaqueca e condições respiratórias dificultadas.

Fonte: NaoM