quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

COM QUE REGULARIDADE DEVEMOS, AFINAl, TOMAR BANHO?

Tomar banho todos os dias pode não ser tão saudável quanto julgamos. Mudar de roupa, diariamente, ao invés, pode ser uma solução para não tomar banho mas mesmo assim sentir-se limpo e cheiroso, refere o BuzzFeed.
Segundo revelam dois dermatologistas à BuzzFedd, a maioria das pessoas toma banho mais vezes do que o que é necessário.

De acordo com o professor de dermatologia Joshua Zeichner, de uma universidade de nova Iorque, o número de vezes que tomamos banho e a perceção que temos do odor corporal trata-se apenas de uma questão cultural.

Após a Guerra Civil, os anúncios publicitários aos sabonetes proliferaram e com as mulheres a entrarem no mundo do trabalho e os homens a abandonarem os trabalhos na agricultura para trabalhar em fábricas, aumentaram as preocupações com questões de higiene.

Para os dois dermatologistas, Zeichner e Hirsch, tomar banho demasiadas vezes pode, porém, ser prejudicial pois seca e irrita a pele, limpa as bactérias boas e criar pequenas fissuras que o colocam sob um maior risco de infeção. Por estes motivos, defendem que os pais não devem dar banho aos filhos todos os dias, até porque a exposição à sujidade em tenras idades torna a pele menos sensível, prevenindo alergias e inflações como eczemas.

Embora o seu nível de atividade física e o clima possa afetar a vontade que tem de tomar banho, saiba que é totalmente recomendável que o faça apenas de dois em dois dias ou até de três em três.

Se só de pensar nisso já está com comichões, lembre-se que pode sempre eliminar a sujidade maior e o odor do seu corpo com uma toalhita higiénica, que deve ser passada sobretudo na cara, braços, debaixo do peito e nas partes intimas.

Contrariamente aos banhos, se há algo que deve fazer todos os dias é mudar de roupa. Outro estudo prova que a roupa absorve muito mais os odores do que o nosso próprio corpo, dando a sensação de sujidade que por vezes se sente.

Copiado: NaoM