quinta-feira, 7 de agosto de 2014

ESTUDO - O SEU CÉREBRO SABE AUTOMATICAMENTE EM QUEM CONFIAR

Os investigadores da Universidade de Nova Iorque e de Harvard, nos Estados Unidos, analisaram a reação de vários participantes num estudo a imagens de rosto mostradas em milissegundos, através da atividade da amígdala, para perceber quem é digno de confiança ou não. O estudo revelou que aqueles com maçãs de rosto mais salientes e sobrancelhas mais altas são mais confiáveis, segundo os dados publicados no Journal of Neuroscience.

Um estudo realizado por investigadores da Universidade de Nova Iorque e de Harvard, nos Estados Unidos, testaram a reação instantânea de uma pessoa a alguém que vê pela primeira vez, pois o cérebro percebe automaticamente quem é de confiança ou não. Para tal, analisaram a reação de sujeitos a imagens de rosto mostradas apenas em milésimos de segundos.

“Os nossos dados sugerem que o cérebro responde automaticamente a um rosto, em termos de confiabilidade, mesmo antes de o sabermos”, disse o coordenador do estudo, Jonathan Freeman, acrescentando que “os dados estão em consonância com um extenso corpo de trabalhos, segundo os quais formamos ideias espontâneas sobre os outros de que não temos consciência”.

Os cientistas analisaram a atividade da amígdala, uma estrutura que está associada ao comportamento social e às emoções, segundo estudos anteriores que mostraram que a amígdala está ativa na avaliação da confiabilidade de alguém.

Inicialmente realizaram uma primeira avaliação da atividade cerebral consoante a imagens de rostos reais e feitos em computador, pedindo aos participantes para classificarem quanto à confiança, sendo que ao outro grupo de pessoas mostraram por milissegundos as imagens dos rostos e compararam com os dados do grupo anterior e verificaram que há um processamento dos sinais, mesmo quando não existe consciência disso.

Os dados revelaram que aqueles com maçãs de rosto mais salientes e sobrancelhas mais altas são mais confiáveis.

Fonte: http://www.noticiasaominuto.com/mundo/259911/o-seu-cerebro-sabe-automaticamente-em-quem-confiar

0 comentários:

Enviar um comentário