Sentimentos são ampliados, confusos e, muitas vezes, incompreendidos, e isso faz com que trabalhar com eles seja uma coisa potencialmente perigosa. O que você, como vendedor ou empresário, tenta fazer é motivar as pessoas a fazer algo muito específico: comprar, e não levá-las a chorar, ter um ataque de fúria, ou pular de alegria.
Pode ser por isso que muitas pessoas duvidam sobre o fato de trabalhar as decisões de compra com a emoção. Isso porque elas simplesmente justificam o seu desejo de compra existente com a lógica: Você já decide o que você quer! Ainda é possível partir desse pensamento, mas a motivação para comprar é depositada no lugar, enquanto o cérebro faz outros planos.
Emoção x sentimento
Na verdade, a qualquer momento as pessoas são motivadas a fazer qualquer coisa, a emoção está puxando as cordas. É apenas uma resposta emocional geralmente menor do que o que elas pensam como um sentimento, por isso, experimentam suas motivações na maioria das vezes na parte racional.
Mas é a emoção que move as pessoas a agir. Na verdade, a origem latina da palavra emoção significa "mover", porque as emoções motivam o que fazemos. Psicólogos dizem que as motivações são bastante simples e diretas, enquanto os sentimentos podem ser bastante complicados (as pessoas mentem sobre eles para elas mesmas).
Assim, quando se trata de fazer alguém comprar, você está definitivamente invocando emoção. Mas, pela compreensão da resposta emocional em termos de motivação, em vez de sentimentos, você vai ter uma ideia melhor sobre como elaborar o seu plano de (vendas), emoções.
Então, o que tudo isso significa?
As pessoas gravitam em direção às coisas que aquecem o coração. O seu produto/serviço pode ser maravilhoso, mas você deve expressar como você estivesse fazendo o produto especificamente para tornar a vida do usuário melhor, e isso mexe com a emoção.(Equipe PauleJack).
Fonte: Artigonal
Autor: Paulo Friedericks