Você sempre deve estar atento ao que seu concorrente está fazendo! Por quê? Porque é através dele que você vai identificar qual o caminho que o mercado está seguindo e vai conseguir se posicionar. Nenhuma empresa pode viver na sua bolha se quiser ter sucesso.
Agora, há duas maneiras bem diferentes de usar as informações que você coletar do seu concorrente: você pode copiar o que eles estão fazendo ou fazer algo totalmente diferente. Cada situação pede uma determinada atitude, mas hoje vamos falar sobre porque copiar o que seu concorrente está fazendo.
Se você sabe que o que eles estão fazendo, está dando resultados, não tenha nenhum escrúpulo em seguir seu exemplo se a situação pedir. Pode ser que você esteja perdendo público ou que as pessoas respondam melhor a oferta deles, realmente não importa. Como já foi dito, seja o que for, considere seguir o exemplo.
Se o seu concorrente faz algo para roubar seus clientes, você deve fazê-lo também. Talvez haja um novo concorrente no mercado que tenha mudado os preços ou a forma como oferece as ofertas, o fato é que cada vez mais o seu cliente está indo para longe de você. Quando isso acontece, você precisa avaliar o que pode fazer para competir com esta nova realidade.
Se você é novo para o mercado, deve ajustar o seu negócio as expectativas já pré-estabelecidas dos consumidores. Empresas estabelecidas em seu mercado têm feito um bom trabalho de definição de expectativas e quando você quer entrar em um mercado já existente, deve copiar o que puder dos jogadores existentes para que os consumidores possam conhecer a sua marca com mais facilidade.
Se a tecnologia ou outros fatores externos estão mudando sua indústria e seus concorrentes estão se movendo mais rápido do que você, você deve segui-los. É melhor tarde do que nunca quando as coisas estão mudando. Não seja pego servindo um mercado que não existe mais.
Fonte: Alfanetwork