Portugal e Moçambique assinam acordo sobre recursos minerais
Empresas portuguesas e moçambicanas vão formar parcerias para a exploração de recursos minerais em Moçambique, ao abrigo de um memorando de entendimento que os governos dos dois países assinaram na quinta-feira em Maputo.
O acordo para a participação de companhias portuguesas na extração de recursos minerais em Moçambique foi assinado pelo ministro português do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, e pela ministra moçambicana dos Recursos Minerais, Esperança Bias, no último dia da visita de três dias que o primeiro-ministro português, Passos Coelho, realizou a Moçambique.
"Moçambique é um país para o qual todo o mundo olha com uma grande esperança na perspetiva de um desenvolvimento económico baseado nos recursos minerais e geológicos", afirmou Jorge Moreira da Silva, após a assinatura do memorando do entendimento.
O ministro afirmou que Portugal também tem a aprender da experiência de Moçambique no domínio dos recursos minerais, uma vez que o país tem sido palco nos últimos anos de importantes descobertas de recursos, nomeadamente petróleo e gás.
Por seu turno, a ministra moçambicana dos Recursos Minerais afirmou que o acordo assinado com Portugal vai proporcionar uma cooperação mais efetiva no setor, tendo destacado a formação de quadros moçambicanos em instituições portuguesas como um dos alicerces do entendimento.
"Através deste memorando, será possível cooperarmos de uma forma mais efetiva. Este é um bom momento em Moçambique, em que estamos a conhecer melhor os recursos do subsolo do país e temos feito grandes descobertas de recursos naturais", acrescentou Esperança Bias.
0 comentários:
Enviar um comentário