Rússia pode ficar de fora do Mundial.
Os Estados Unidos e a Alemanha pressionam a FIFA para tomar medidas contra a seleção russa no seguimento dos acontecimentos da Guerra da Crimeia.
Barack Obama, presidente dos Estados Unidos e a chanceler alemã, Angela Merkel, têm promovido uma série de sansações políticas e económicas contra o governo russo devido às ações militares na península da Crimeia.
Contudo, as sansações podem passar agora para o plano desportivo. Segundo os jornal espanhol As, os dois líderes têm exercido pressão junto da FIFA para que a Rússia seja eliminada do Mundial do Brasil. Todavia uma decisão deste tipo só pode ser aplicada após um mandato expresso das Nações Unidas.
Os russos encontram-se no grupo H, com Coreia do Sul, Bélgica e Argélia e caso a sansação seja aplicada, será Israel (terceiro classificado no grupo de apuramento da Rússia, o mesmo de Portugal) o grande beneficiado.
Esta não seria a primeira vez que a FIFA aplicaria uma sansação deste género. Em 1992, devido à guerra dos balcãs, a Jugoslavia viu riscada a sua participação do Europeu desse mesmo ano. Curiosamente, a Dinamarca, seleção que foi convidada a preencher a vaga dos juguslavos, terminou como campeã europeia.
0 comentários:
Enviar um comentário