O líder de uma empresa tem nas mãos uma tarefa complicada que é a de gerir não só os negócios, como os seus recursos humanos. Mas qual deve ser então a postura que um CEO deve adotar?
De acordo com um estudo da Columbia Business School, citado pelo Diário Económico, o segredo passa por ouvir mais os colaboradores e falar menos.
“Antes começava logo a discutir uma ideia ou um conceito. Agora remeto-me ao silêncio e deixo as pessoas que ‘vivem’ o produto dia-a-dia falarem sobre ele. Eu limito-me a ouvir”, referiu Scott Cook, fundador da Intuit e membro da administração do eBay.
Por seu lado, Jeff Immelt, CEO da General Electric assegura que ouvir antes de falar é a “competência mais subestimada e menos desenvolvida no meio empresarial”.
O estudo em causa concluiu ainda que à medida que se sobe na carreira a capacidade de ouvir os colaboradores vai diminuindo. Por um lado porque ninguém lhes diz o que não querem ouvir e, por outro, porque vai havendo uma perda de audição, uma vez que os cargos superiores são ocupados por pessoas entre os 45 e os 65 anos.
Assim, conclui-se que um bom líder tem que ter a capacidade de ouvir atentamente os seus colaboradores e, ao mesmo tempo, ser dono de um carisma que lhe permita ser ouvido pelos outros.
Copiado: NaoM
0 comentários:
Enviar um comentário